Tratamento com Minoxidil: Como Funciona e Como Usar


A queda dos fios em alguns casos pode ser inevitável por causa da genética. Mas também existem as quedas mais comuns que são as ocasionadas pelo uso excessivo de produtos químicos, por uso inadequado de chapinhas e secadores, entre outras causas.

Muitas são as pessoas que lutam contra esse problema de perder os cabelos, na sua maioria homens. Existem várias pesquisas feitas para criar produtos que consigam interromper esse probleminha, e o Minoxidil já é uma substancia consolidada no mercado para esse fim.

Tratamento com Minoxidil

Para quem não conhece ainda, o Minoxidil é um medicamento que tem a capacidade de reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos. Pois, consegue promover uma vaso dilatação grande e de longa duração para que tem problemas do coração.

Mas, ao decorrer da utilização, os usuários notaram que a substancia possuía um impacto positivo no tratamento contra a calvície. Ele causou nos pacientes o crescimento de pelos, muito maior do que o normal. Isso porque, o metabolismo do couro cabeludo fica mais acelerado.

como funciona

Mesmo com a sua eficácia comprovada, o Minoxidil para ter o efeito desejado, é indicado para pessoas com idade até 40 anos. Tem que se também, uma pessoa que tenha situação de perda dos fios recente. Se você está dentro dessas duas possibilidades, o crescimento dos fios é muito mais estimulado com o medicamento, e ele ainda consegue retardar a calvície.

* Como o Minoxidil funciona

O Minoxidil tem esse efeito porque ele consegue prolongar a fase viva dos vasos capilares e o crescimento dos fios. Com isso, ele evita que os folículos capilares fiquem atrofiados para sempre, e que os fios morram.

como funciona

Mas, ele só funciona realmente nos folículos vivos. Mesmo que eles estejam em repouso e sem funcionar, eles precisam estar vivos para que a substância haja corretamente e de forma eficaz. Os primeiros resultados do tratamento com Minoxidil conseguem ser vistos após pelo menos quatro meses de uso regular e continuo do produto.

As concentrações da substância que são mais indicadas para os usuários, são as de 2% e 5%. Mas, a concentração perfeita para o seu tipo de queda, só vai poder ser definida de fato por um dermatologista.

Esse profissional é apto a conseguir definir melhor qual é o seu caso, e só ele vai poder fazer a receita para que você consiga comprar o medicamento. A vantagem é que o produto é de fácil acesso depois que você estiver com essa receita em mãos. Com certeza as farmácias de manipulação mais próximas de você, fazem esse tipo de produto.

* Como usar o Minoxidil

A substância que serve na luta contra a queda de cabelos, é colocada dentro de loções ou tônicos capilares feitos para este fim. Cujo Minoxidil é a base principal deste produto anti queda. Com essa loção em mãos, é só aplicar o produto sobre o couro cabeludo, mas sempre evitando o contato com os fios que você ainda tem.

como usar

Tudo para não ressecá-los. Com o tratamento de Minoxidil no couro cabeludo, massageie ele com as pontas dos dedos, por aproximadamente 30 segundos. Se for inevitável que o produto entre em contato com os fios, então mantenha pelo menos uma vez na semana o hábito de hidratação do cabelo para que ele não fique ressecado.

tutorial passo a passo

O medicamento deve ficar em contato com a cabeça por pelo menos 4 horas para que o efeito desejado seja alcançado. Depois que esse tempo passar, os fios devem ser lavados até que todos os resíduos do produto sejam retirados.

* Cuidados importantes

cuidados importantes

Uma dica que é muito importante é logo após passar o medicamento sempre lavar bem as mãos ao acabar o processo. Isso deve ser feito sempre, porque se não, podem nascer pelos indesejados na sua mão.

Caso você decida usar o produto durante a noite, quando for dormir para ele poder ficar mais tempo em contato com o couro cabeludo, tome muito cuidado. Espere a loção secar totalmente antes de ir se deitar com ela na cabeça.

Se o produto ainda estiver molhado, ele pode entrar em contato com o seu travesseiro e posteriormente passar para o seu rosto. O que vai te deixar com o rosto peludo, também em locais indesejados.

* Efeitos colaterais

efeitos colaterais

Alguns dos pacientes que usam o produto apresentam efeitos colaterais mais simples, como ressecamento dos fios, coceira no couro cabeludo, além de vermelhidão. Mas, esses efeitos desaparecem com a interrupção da droga, ou até mesmo após um ano de uso, sem precisar parar.

A maioria das pessoas que apresentam resultados não muito satisfatórios em relação aos efeitos colaterais possuem alergia a algum componente da formula. Nesses casos como existe uma hipersensibilidade, o medicamento tem que ser suspenso imediatamente.

Tratamento com Minoxidil

Há casos, mais graves de efeito, mas que são vistos em uma porcentagem muito pequena de usuários. Entre as conseqüências estão a impotência sexual, infertilidade, perda do apetite sexual, entre outros. Por isso, você realmente precisa consultar um médico antes de aderir ao tratamento com Minoxidil, para fazer exames com freqüência, e ver se está indo tudo certo durante o uso.

* Contra indicações

Esse tópico é muito importante para as pessoas que estão interessadas em usar o Minoxidil, ficarem por dentro de suas limitações. Se você estiver com feridas, algum outro tipo de irritação ou até mesmo alergia no couro cabeludo, o Minoxidil não deve ser usado de jeito nenhum.

No caso das mulheres, o medicamento pode ser utilizado também. Mas, no caso de gravidez, ou durante o período de amamentação, o produto não pode ser usado. Não existe comprovação cientifica, mas isso pode acabar prejudicando o bebê de alguma forma.

contra-indicações

Se você não se encaixa em nenhum desses casos acima, mas esta fazendo uso de outro remédio que contenha ditranol ou tretinoina saiba que esses medicamentos não combinam de jeito nenhum com o Minoxidil. Por isso, não misture os dois, isso pode te fazer muito mal.

Lembre-se sempre que antes de começar o tratamento com Minoxidil procurar um médico que entenda do assunto, para que ele te indique direito o produto, e diga se você pode ou não usá-lo.

Tem dúvidas? Comente abaixo!

Comente! Relate! Pergunte!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *