Minoxidil 5: Shampoo, Gel, Espuma e Outros Produtos


Cada diz mais as indústrias de cosméticos buscam um produto que salve as pessoas que sofrem com queda de cabelo. Seja shampoo, loção ou creme, qualquer alternativa vale para quem não quer ver seus preciosos fios descendo pelo ralo. Uma alternativa encontrada – acidentalmente – para ajudar quem sofre desse mal foi o Minoxidil. Não se trata de um produto específico e sim de um princípio ativo que ajuda na circulação do couro cabeludo e auxilia no crescimento de fios mais fortes e resistentes.

diversos produtos

Antes comercializado como um dilatador de vasos sanguíneos para pessoas que sofrem de hipertensão, seus efeitos foram notados pelos usuários deste medicamento. Além do tratamento de hipertensão, alguns usuários desenvolveram um grande crescimento de pelos no corpo, inclusive nas partes da cabeça afetadas pela queda de cabelo. Depois de algumas pesquisas, fórmulas com o minoxidil em sua composição começaram a ser desenvolvidas, procurando assim, erradicar o problema de calvície.

marcas diferentes

Antes de indicar o uso, vamos entender o que é este produto? Descoberto em 1965, o Minoxidil é uma substância que reduz a pressão arterial e causa uma dilatação potente e duradoura. Após o uso por pacientes que sofriam de hipertensão, as propriedades anti queda dele passaram a ser exploradas e logo o Minoxidil passou a fazer parte da composição de alguns cremes capilares. Ele só não pode ser utilizado em crianças. Tanto homens quanto mulheres podem recorrer ao tratamento com esse produto.

Sabendo o que é, vamos saber como o produto age: O Minoxidil revitaliza a raiz do cabelo, fortalecendo os fios e ajudando no crescimento. Por ser um vasodilatador, ele estimula a circulação de sangue no couro cabeludo, permitindo uma oxigenação na área. Ele pode ser encontrado na concentração de 5% ou 10%. Para evitar um excesso de dosagem, o mais recomendado é a concentração de 5% tanto para mulheres quanto para homens. O produto deve ser aplicado no couro cabeludo seco; não aplique no comprimento dos fios. O produto age quando entra em contato com o couro, sendo absorvido pelos poros e agindo diretamente na raiz. Vale lembrar que o Minoxidil age em áreas do cabelo em que a circulação ainda ocorre, ou seja, nenhum produto faz crescer milagrosamente fios onde antes não havia nada; esse produto fortalece os fios que estão crescendo e impede que eles caiam. Somente um transplante de cabelo faz esse milagre. O tratamento com este medicamento deve ser contínuo, pois, uma vez interrompido, a área volta a ser afetada pela queda de cabelo. O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia, diretamente nas áreas afetadas. Você pode aplicar em spray, conta-gotas ou massageando com os dedos. Após aplicar, deixe agir por no mínimo 4 horas. Lembre-se de lavar muito bem as mãos após a aplicação.

antes e depois tipos do produto

Para notar os resultados, o uso deve ser contínuo. Entre dois meses e um ano você já nota a diferença. Portanto não vá achando que em uma semana você já terá cabelos de Rapunzel; é um procedimento demorado e que exige muita paciência. Em pessoas mais jovens o resultado costuma ser mais rápido. Para não ter nenhum problema, é importante evitar a aplicação do produto em áreas irritadas, feridas ou com sensibilidade; se seu couro cabeludo está queimado do sol ou você fez algum tipo de procedimento químico como descolorir, não passe o Minoxidil. Quando começar o tratamento, evite exposição ao sol; os poros ficam mais expostos e ao ter contato com o sol, pode ressecar os fios. Para fazer o tratamento corretamente, vá até um dermatologista e tenha certeza de que o Minoxidil é a única opção para erradicar a queda de cabelo. É muito importante o acompanhamento médico para avaliar fatores de risco e garantir a eficácia do tratamento. Fique atento a possíveis efeitos colaterais como: alergia, dor de cabeça, tonturas ou taquicardias. Se você observar algum desses sintomas, suspenda o uso imediatamente e consulte seu médico.

Ele é vendido como loção e seu uso é externo. O mais indicado é a aplicação de uma dose de 1ml duas vezes por dia. Para ter certeza das áreas afetadas, comece procurando no centro da cabeça e identifique as áreas em que você sente falta dos fios. Lave bem as mãos após aplicar e tome cuidado para o produto não escorrer para os olhos. Apesar da eficácia comprovada, o Minoxidil apresenta alguns efeitos colaterais como:

  • Crescimento de pelos pelo corpo (braços, pernas, buço);
  • Coceira no couro cabeludo;
  • Surgimento de caspa;
  • No inicio do tratamento, você vai notar uma queda acentuada de cabelos. Isso acontece porque o medicamento elimina os fios que já estavam prejudicados para dar lugar a fios mais fortes;
  • Dores de cabeça;
  • Aumento da oleosidade dos cabelos.

tudo sobre

Os efeitos citados acima são comuns entre todos os usuários do Minoxidil, portanto, não se desespere. Agora, se você desenvolver algum dos sintomas abaixo, pare de usar e procure um médico para mudar o tratamento:

  • Aumento do batimento cardíaco (taquicardia);
  • Sensação de aperto no coração;
  • Fraqueza;
  • Tonturas ou vertigens;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento na transpiração nas mãos e pés;
  • Ressecamento do cabelo.

Preço do Minoxidil

Ao optar por um procedimento, é importante se perguntar se vale a pena. Caso você não apresente nenhum dos sintomas graves e queira um aliado potente contra a queda de cabelo, o Minoxidil é um grande aliado. Esse produto não é exclusivo para um tipo de problema capilar; tanto para quem sofre de alopecia androgenética, ou de queda de cabelo por estresse ou uso de medicamentos, o uso do Minoxidil é liberado. A aplicação do produto é prática e você não precisa fazer nada mais do que aplicar e deixar agir. Para iniciar o tratamento, esteja disposta a desembolsar uma quantia considerável de dinheiro. Por estar se tornando cada vez mais popular, os preços no mercado estão bem variados; tudo depende da marca, quantidade, duração do tratamento, fórmula, aplicação. Você encontra produtos com valores entre R$ 25,00 e R$ 300,00. Tome cuidado para o barato não sair caro depois. Não que você deva comprar o mais caro, mas procure se informar com o seu médico e pedir recomendação de marcas.

minoxidil

Trata-se de um tratamento longo e cuidadoso. Além do Minoxidil, faça hidratações no seu cabelo para mantê-lo sedoso. O produto tem sua eficácia comprovada, mas precisa de paciência e disciplina para se ver os resultados.

Qual produto você prefere? Comente abaixo!

Comente! Relate! Pergunte!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *